A leitura é processo construtivo e interativo entre o leitor e o texto, que pode ser considerado sedutor porém, uma das preocupações é como estimular o gosto pela leitura e de como usá-la em seu favor no exercício das práticas sociais.
O trabalho com a leitura na escola é realizado com o Projeto de Leitura e Produção Textual - ação do PDE - que subsidia o aluno a escrever textos com significados e a se tornar um leitor fluente, com vocabulário enriquecido, crítico e criativo.Como ação de apoio ao professor, a supervisora durante o conselho de classe, seleciona os alunos com dificuldade na habilidade de leitura, traça ações para que esse momento de leitura seja prazeroso e significativo no sentido de fazer o aluno avançar nas habilidades pertinentes a leitura, conforme planilha de acompanhamento de aprendizagem da REME no quesito de oralidade, leitura e escrita.
No planejamento do professor é repassado o diagnóstico dos alunos enfocando os avanços e as dificuldades para que se replaneje e crie situações para sanar as dificuldades elencadas.
Para que se alcance o objetivo maior que o hábito da leitura com prazer, é necessária uma comunicação eficiente com os alunos. Pois, a partir dos estudos de Vygostsky (2000), sabe-se que é pela integração social que se desenvolve o pensamento e a linguagem, como também, é o ordenar a sequência da palavra a partir do significado que a criança organiza o mundo para si e toma consciência do que sabe, pensa e sente.
Um comentário:
nossa força..obrigada Marisa e Ana Rosa
Postar um comentário