E. M. Coronel Antonino: Saúde preventiva no 2º ano D

Pages

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Saúde preventiva no 2º ano D

 
Cuidar da saúde para viver o maior tempo possível e com a máxima qualidade de vida é uma das preocupações mais antigas da humanidade.
Esse desejo já existia mesmo antes que a ciência conhecesse as causas e os tratamentos da maior parte das doenças, como acontece atualmente.
Com o desenvolvimento das ciências relacionadas à saúde, as pessoas passaram a dispor de mais informações sobre o que é bom e o que é nocivo a sua a sua saúde.
Além das descobertas das formas de transmissão das doenças e possíveis tratamentos como o uso das vacinas, antibióticos, antiinflamatórios, quimioterapia, entre outros, a prática de hábitos como a higiene, também é uma forma de evitar doenças e manter o corpo saudável.
Esta prática se faz presente em todos os procedimentos  que servem para a preservação da saúde, é constituída por um conjunto de normas que  permitem  manter o bom  estado físico e mental do ser humano.
Durante o mês de novembro, os alunos do 2º ano D, estudaram as normas de higiene corporal, bucal e hábitos de alimentação saudável.
As aulas foram planejadas com uma sequência didática  que contemplou: pesquisa na internet, vídeos, leitura de textos informativos e livros paradidáticos que abordavam o tema em estudo. Os alunos tiveram momentos de socialização nas rodas de conversa para apresentar o que descobrirem e compartilharam experiências vividas.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos recebemos a  visita dos dentistas do CAE (Centro de atendimento ao escolar), que fizeram aplicação de flúor e orientaram os alunos na escovação dos dentes.
Para finalizar os trabalhos, realizamos uma visita técnica à Unidade  de Saúde Básica Drº Arthur de Vasconcelos Dias, onde  fomos recebidos pela enfermeira Évora Becker Roehr que nos conduziu até o consultório do Drº   Hygreville Raymundo D'Athayde; que apresentou todos os equipamentos que utiliza para desenvolver o seu trabalho.
Com uma linguagem clara e com brincadeiras mostrou aos alunos como é importante cuidar dos dentes desde a 1ª dentição (dente de leite).
Os alunos apreciaram e interagiram com perguntas pertinentes a aula, e foi um momento significativo, pois, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam com as pesquisas e com as leituras realizadas em  sala de aula.
Assim, podemos afirmar que as aulas sobre saúde preventiva  contribuíram para a conscientização de hábitos saudáveis na formação do cidadão responsável pela própria saúde.
                                                                       Professora Eliane Ribas




























Postado pela PCTE Marta Mello - sala 01

Um comentário:

Unknown disse...

Quanto mais cedo aprendermos a cuidar da nossa saúde,mais e melhor viveremos.Muitos problemas de saúde poderiam ser evitados se fóssemos mais cautelosos.Por exemplo,um exame de sangue freqüente,pode detectar diabetes precocemente.Quero alertar a todos aqui para a necessidade de um cuidado preventivo da saúde.Não vamos esperar o problema chegar para tratar.Muitos hospitais realizam exames preventivos.
Vou deixar um link para ajudar na hora de procurar um serviço de medicina preventiva.

http://bit.ly/aOew80

.:Índice da Educação Básica - IDEB da E.M. Cel Antonino:

Que em 2011 você...



estude mais, leia muito, redija bem, exponha as suas ideias, pesquise, navegue, participe, compartilhe, divida, multiplique, some, acredite, aprenda, faça novas amizades e cultive as velhas, enfim, VIVA cada momento que a vida e a Escola Cel. Antonino lhe proporcionarem.